ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM FÍSICA
(Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física- tópico dilatação térmica) Um par de lâminas bimetálicas se apresenta sem deformação a 25º C conforme a figura. Uma das partes de cada par é constituída pelo mesmo metal (metal 1), sendo a segunda parte de cada lâmina bimetálica constituída por metais diversos (metal 2 e metal 3). Ao baixar a temperatura para 10º C as duas lâminas se deformam em acordo com o que está representado na figura.( considere α1, α2 e α3 sendo os coeficientes de dilatação térmica linear)
α1 < α2 e α2 > α3
α2 = α1 e α1 = α3
α1 > α3 e α3 < α2
α2 > α1 e α1 > α3
α2 < α1 e α1 < α3
Sobre o processo de passagem da água do estado líquido para o gasoso é incorreto dizer que:
Abaixo do ponto de ebulição, a água só pode ser encontrada nos estados líquido e sólido.
(Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física- tópico mudança de fase) A evaporação pode acontecer a qualquer temperatura, e depende da área de interface do líquido com o ar.
A solidificação da água e entendida como a passagem da água do estado líquido para o sólido.
Quando o ponto de ebulição é alcançado, bolhas de vapor se formam no interior da água na fase líquida.
A vaporização (da água), entendida como a passagem da água do estado líquido para o gasoso, pode acontecer por evaporação e por ebulição.
(Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física- modificada- tópico dinâmica) A força normal é uma força de contato. Se duas superfícies não estão em contato, elas não podem exercer uma força normal uma sobre a outra. Por exemplo, as superfícies de uma mesa e de uma caixa não podem exercer forças normais uma na outra se elas não estiverem em contato. Contudo, quando duas superfícies estão em contato (por exemplo, uma caixa e uma mesa) elas exercem uma força normal uma na outra, perpendicular às superfícies de contato. Essa força normal será tão grande quanto necessário para evitar que as superfícies penetrem uma na outra.
Qual das declarações abaixo é a correta?
A força normal é a mesma coisa que o peso.
A força normal é diferente do peso, mas os dois podem ter a mesma intensidade em certos casos.
A força normal é diferente do peso, mas os dois formam um par ação-reação de acordo com a primeira lei de Newton.
A força normal é diferente do peso, mas os dois formam um par ação-reação de acordo com a segunda lei de Newton.
A força normal é diferente do peso, mas sempre possui a mesma intensidade.
(Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física- modificada- tópico gravitação) “Os astrofísicos americanos Barry Barish, Kip Thorne e Rainer Weiss venceram o Prêmio Nobel de Física de 2017 por seus estudos que contribuíram para a detecção das ondas gravitacionais - anunciou o júri da Academia Sueca. ” Essa notícia foi divulgada entusiasticamente no início do mês de outubro deste ano. Sobre ondas gravitacionais é correto afirmar que:
Unifica a força gravitacional com outras forças.
Prevista por Albert Einstein, são alterações no espaço-tempo que são percebidas instantaneamente em todo o Universo.
Prevista por Albert Einstein, são alterações no espaço-tempo que poderiam oferecer informações valiosas sobre a origem do Universo.
Assim como Newton afirmava, ondas gravitacionais se devem a variações na força atrativa entre dois corpos dotados de cargas elétricas.
Assim como Newton afirmava, ondas gravitacionais se devem a variações na força atrativa entre dois corpos dotados de massa.
Os conceitos físicos são criações livres do espírito humano; eles não são, como se poderia acreditar, determinados unicamente pelo mundo exterior. No esforço que fazemos para compreender o mundo, nós parecemos um pouco com uma pessoa que tenta compreender o mecanismo de um relógio completamente fechado: ela vê o mostrador e os ponteiros em movimento, ouve o tique-taque, mas não tem nenhum meio de abrir o relógio. Se ela for criativa, poderá construir uma imagem do mecanismo, considerando-o responsável por tudo o que ela observa; mas ela nunca estará segura de que sua imagem é a única capaz de explicar suas observações. Ela nunca estará em condições de comparar sua imagem com o mecanismo real e sequer poderá representar a possibilidade ou a significação de tal comparação. Assim o pesquisador também crê certamente que, à medida que seus conhecimentos aumentarão, sua imagem da realidade se tornará cada vez mais simples e explicará campos de impressões sensíveis sempre mais amplos. Ele poderá, assim, crer na existência de um limite ideal do conhecimento, que o espírito humano pode alcançar. Ele poderá chamar esse limite ideal de verdade objetiva.
(EINSTEIN, Albert. INFELD, Léopold. L’ évolution des idées en Physique. Trad. M. Solovine. Paris: Payot, 1978, p. 34-35)
Segundo o texto escrito no século XX, a partir de uma concepção contemporânea de ciência,
abordagens científicas mais amplas e mais simples dependem do grau de conhecimento do mundo.
na Física os conceitos formulados pelos cientistas são independentes dos fenômenos do mundo exterior.
verdade objetiva é fruto de uma investigação neutra, isenta de interpretações e estimativas.
os dados observados por um cientista são suficientes para se ter certeza na ciência.
a prática científica constrói imagens do mundo que devem ser rigorosamente idênticas à realidade.
(ENADE) No ensino de Física, as tecnologias de informação e comunicação (TICs) têm sido muito utilizadas com o intuito de promover a aprendizagem. Ao usar simulações computacionais, o estudante é colocado diante de situações e cenários que modelam um aspecto da realidade, permitindo modificar parâmetros, executar o modelo e observar resultados. Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. A utilização de simulações pelos alunos permite que eles levantem e testem hipóteses, explorando os limites dos modelos físicos.
II. O processo ensino-aprendizagem ganha novos contornos com a utilização das simulações, se elas forem incorporadas à atividade docente como uma estratégia didática.
III. A simulação pode dar significado a objetos abstratos, ou seja, torná-los reais, constituindo-se como recurso sem limitações, uma vez que é a representação real e completa de um fenômeno.
IV. A utilização das simulações como recurso didático cria expectativas no campo do ensino de Física, porque elas têm o potencial de transformar a escola atual, em razão do seu potencial de substituir as atividades de laboratório.
É correto apenas o que se afirma em
II e III.
III e IV.
I e II.
I.
IV
(ENADE) Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) têm apontado, em decorrência das exigências atuais da vida contemporânea, para a importância da inserção de elementos de História e Filosofia da Ciência nas aulas de Física do Ensino Médio. Segundo esse documento, a Física deve vir a ser reconhecida como um processo cuja construção ocorreu ao longo da história da humanidade, impregnado de contribuições culturais, econômicas e sociais, que vem resultando no desenvolvimento de diferentes tecnologias e, por sua vez, por elas sendo impulsionado. Com base nessas orientações, avalie as afirmações a seguir sobre uma programação curricular para o ensino de Física embasado na perspectiva de contextualização histórico-filosófica.
I. Essa programação deve propiciar aos estudantes o reconhecimento da Física como uma construção humana e o estabelecimento de suas relações com os contextos cultural, social, político e econômico de sua produção.
II. Essa programação deve orientar os professores a apresentarem o conhecimento físico estabelecido como fruto do trabalho de cientistas, elaborado a partir de observações e experimentações.
III. Essa programação deve possibilitar que os estudantes tenham uma melhor compreensão de aspectos como falibilidade dos cientistas e a construção do conhecimento físico, de forma não linear e não neutra.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
(ENADE) O lixo eletrônico é produzido pelos descartes de equipamentos ultrapassados (televisores, rádios e celulares com tecnologia analógica, por exemplo) ao serem substituídos por tecnologias digitais como televisores de plasma, de LCD (Liquid Crystal Display) ou de LED (Light Emitting Diode), mas também por smartphones, tablets ou celulares de modo geral. Para realizar uma prática educativa que desenvolva uma proposta onde a organização didáticocurricular possibilite uma articulação entre os sujeitos que adquirem esses produtos eletrônicos e as empresas responsáveis por produzi-los, deve-se considerar as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM). Em relação à prática educativa a ser desenvolvida, avalie as afirmações a seguir.
I. O embasamento teórico-metodológico da proposta deverá privilegiar o envolvimento dos sujeitos de forma crítica e participativa e com articulação entre eles e as empresas fabricantes dos produtos a serem descartados.
II. Um modo de socializar e difundir as informações e que pode auxiliar a ação educativa é o uso de blogs e redes sociais que promovam discussões, divulguem o problema, tragam informações pertinentes que levem à ação como, por exemplo, os locais de coleta de lixo eletrônico.
III. Introduzir, nos programas escolares, noções e conceitos associados às tecnologias que instrumentalizem o cidadão para fazer um julgamento crítico mais fundamentado sobre o descarte dos produtos da tecnologia.
É correto o que se afirma em
I, II e III.
II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
(ENADE) Nas escolas públicas de educação básica, é frequente que conteúdos, sobretudo do campo conceitual da Física, sejam indicados na Programação Curricular Anual (PCA) ou Proposta PedagógicoCurricular (PPC) da escola, mas que não sejam trabalhados no período letivo correspondente. Um dos argumentos mais recorrentes é “falta de tempo” para ensiná-los. Como essa situação é bastante comum, urge a necessidade de se discutir e de se especificar melhor as bases de uma PCA (ou PPC) que possa ser efetivamente orientadora de todo o desenvolvimento das aulas de Física, considerandose os aspectos mais relevantes da comunidade escolar. Com relação a essa questão, as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) orientam, em seu art. 5º, incisos VI e VII, para um processo de ensino-aprendizagem que considere: * A integração de conhecimentos gerais e, quando for o caso, técnico-profissionais realizada na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização; * A integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular. Considerando as orientações apontadas no texto acima e a necessidade da PCA (ou PPC) ser efetivamente um instrumento orientador do trabalho docente, avalie as afirmações a seguir.
I. O projeto Político-Pedagógico deve proporcionar subsídios ao professor para a elaboração de uma PCA (ou PPC) que reflita a realidade escolar e que seja realizável no âmbito do calendário escolar.
II. Uma forma adequada de enfrentar a situação apresentada é discutir a relevância dos conteúdos conceituais a serem ensinados a partir das tendências e indicações programáticas para a disciplina, principalmente, oriundas dos exames vestibulares e das avaliações externas.
III. Uma concepção que compreenda a construção do conhecimento científico como um processo infalível, que ocorre de forma linear, sem rupturas, cumulativa e, principalmente, embasada em descobertas experimentais, possibilita melhor integração entre educação escolar e o ensino das ciências.
É correto o que se afirma em
α1 < α2 e α2 > α3
α2 = α1 e α1 = α3
α1 > α3 e α3 < α2
α2 > α1 e α1 > α3
α2 < α1 e α1 < α3
Sobre o processo de passagem da água do estado líquido para o gasoso é incorreto dizer que:
Abaixo do ponto de ebulição, a água só pode ser encontrada nos estados líquido e sólido.
(Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física- tópico mudança de fase) A evaporação pode acontecer a qualquer temperatura, e depende da área de interface do líquido com o ar.
A solidificação da água e entendida como a passagem da água do estado líquido para o sólido.
Quando o ponto de ebulição é alcançado, bolhas de vapor se formam no interior da água na fase líquida.
A vaporização (da água), entendida como a passagem da água do estado líquido para o gasoso, pode acontecer por evaporação e por ebulição.
(Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física- modificada- tópico dinâmica) A força normal é uma força de contato. Se duas superfícies não estão em contato, elas não podem exercer uma força normal uma sobre a outra. Por exemplo, as superfícies de uma mesa e de uma caixa não podem exercer forças normais uma na outra se elas não estiverem em contato. Contudo, quando duas superfícies estão em contato (por exemplo, uma caixa e uma mesa) elas exercem uma força normal uma na outra, perpendicular às superfícies de contato. Essa força normal será tão grande quanto necessário para evitar que as superfícies penetrem uma na outra.
Qual das declarações abaixo é a correta?
A força normal é a mesma coisa que o peso.
A força normal é diferente do peso, mas os dois podem ter a mesma intensidade em certos casos.
A força normal é diferente do peso, mas os dois formam um par ação-reação de acordo com a primeira lei de Newton.
A força normal é diferente do peso, mas os dois formam um par ação-reação de acordo com a segunda lei de Newton.
A força normal é diferente do peso, mas sempre possui a mesma intensidade.
(Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física- modificada- tópico gravitação) “Os astrofísicos americanos Barry Barish, Kip Thorne e Rainer Weiss venceram o Prêmio Nobel de Física de 2017 por seus estudos que contribuíram para a detecção das ondas gravitacionais - anunciou o júri da Academia Sueca. ” Essa notícia foi divulgada entusiasticamente no início do mês de outubro deste ano. Sobre ondas gravitacionais é correto afirmar que:
Unifica a força gravitacional com outras forças.
Prevista por Albert Einstein, são alterações no espaço-tempo que são percebidas instantaneamente em todo o Universo.
Prevista por Albert Einstein, são alterações no espaço-tempo que poderiam oferecer informações valiosas sobre a origem do Universo.
Assim como Newton afirmava, ondas gravitacionais se devem a variações na força atrativa entre dois corpos dotados de cargas elétricas.
Assim como Newton afirmava, ondas gravitacionais se devem a variações na força atrativa entre dois corpos dotados de massa.
Os conceitos físicos são criações livres do espírito humano; eles não são, como se poderia acreditar, determinados unicamente pelo mundo exterior. No esforço que fazemos para compreender o mundo, nós parecemos um pouco com uma pessoa que tenta compreender o mecanismo de um relógio completamente fechado: ela vê o mostrador e os ponteiros em movimento, ouve o tique-taque, mas não tem nenhum meio de abrir o relógio. Se ela for criativa, poderá construir uma imagem do mecanismo, considerando-o responsável por tudo o que ela observa; mas ela nunca estará segura de que sua imagem é a única capaz de explicar suas observações. Ela nunca estará em condições de comparar sua imagem com o mecanismo real e sequer poderá representar a possibilidade ou a significação de tal comparação. Assim o pesquisador também crê certamente que, à medida que seus conhecimentos aumentarão, sua imagem da realidade se tornará cada vez mais simples e explicará campos de impressões sensíveis sempre mais amplos. Ele poderá, assim, crer na existência de um limite ideal do conhecimento, que o espírito humano pode alcançar. Ele poderá chamar esse limite ideal de verdade objetiva.
(EINSTEIN, Albert. INFELD, Léopold. L’ évolution des idées en Physique. Trad. M. Solovine. Paris: Payot, 1978, p. 34-35)
Segundo o texto escrito no século XX, a partir de uma concepção contemporânea de ciência,
abordagens científicas mais amplas e mais simples dependem do grau de conhecimento do mundo.
na Física os conceitos formulados pelos cientistas são independentes dos fenômenos do mundo exterior.
verdade objetiva é fruto de uma investigação neutra, isenta de interpretações e estimativas.
os dados observados por um cientista são suficientes para se ter certeza na ciência.
a prática científica constrói imagens do mundo que devem ser rigorosamente idênticas à realidade.
(ENADE) No ensino de Física, as tecnologias de informação e comunicação (TICs) têm sido muito utilizadas com o intuito de promover a aprendizagem. Ao usar simulações computacionais, o estudante é colocado diante de situações e cenários que modelam um aspecto da realidade, permitindo modificar parâmetros, executar o modelo e observar resultados. Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. A utilização de simulações pelos alunos permite que eles levantem e testem hipóteses, explorando os limites dos modelos físicos.
II. O processo ensino-aprendizagem ganha novos contornos com a utilização das simulações, se elas forem incorporadas à atividade docente como uma estratégia didática.
III. A simulação pode dar significado a objetos abstratos, ou seja, torná-los reais, constituindo-se como recurso sem limitações, uma vez que é a representação real e completa de um fenômeno.
IV. A utilização das simulações como recurso didático cria expectativas no campo do ensino de Física, porque elas têm o potencial de transformar a escola atual, em razão do seu potencial de substituir as atividades de laboratório.
É correto apenas o que se afirma em
II e III.
III e IV.
I e II.
I.
IV
(ENADE) Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) têm apontado, em decorrência das exigências atuais da vida contemporânea, para a importância da inserção de elementos de História e Filosofia da Ciência nas aulas de Física do Ensino Médio. Segundo esse documento, a Física deve vir a ser reconhecida como um processo cuja construção ocorreu ao longo da história da humanidade, impregnado de contribuições culturais, econômicas e sociais, que vem resultando no desenvolvimento de diferentes tecnologias e, por sua vez, por elas sendo impulsionado. Com base nessas orientações, avalie as afirmações a seguir sobre uma programação curricular para o ensino de Física embasado na perspectiva de contextualização histórico-filosófica.
I. Essa programação deve propiciar aos estudantes o reconhecimento da Física como uma construção humana e o estabelecimento de suas relações com os contextos cultural, social, político e econômico de sua produção.
II. Essa programação deve orientar os professores a apresentarem o conhecimento físico estabelecido como fruto do trabalho de cientistas, elaborado a partir de observações e experimentações.
III. Essa programação deve possibilitar que os estudantes tenham uma melhor compreensão de aspectos como falibilidade dos cientistas e a construção do conhecimento físico, de forma não linear e não neutra.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
(ENADE) O lixo eletrônico é produzido pelos descartes de equipamentos ultrapassados (televisores, rádios e celulares com tecnologia analógica, por exemplo) ao serem substituídos por tecnologias digitais como televisores de plasma, de LCD (Liquid Crystal Display) ou de LED (Light Emitting Diode), mas também por smartphones, tablets ou celulares de modo geral. Para realizar uma prática educativa que desenvolva uma proposta onde a organização didáticocurricular possibilite uma articulação entre os sujeitos que adquirem esses produtos eletrônicos e as empresas responsáveis por produzi-los, deve-se considerar as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM). Em relação à prática educativa a ser desenvolvida, avalie as afirmações a seguir.
I. O embasamento teórico-metodológico da proposta deverá privilegiar o envolvimento dos sujeitos de forma crítica e participativa e com articulação entre eles e as empresas fabricantes dos produtos a serem descartados.
II. Um modo de socializar e difundir as informações e que pode auxiliar a ação educativa é o uso de blogs e redes sociais que promovam discussões, divulguem o problema, tragam informações pertinentes que levem à ação como, por exemplo, os locais de coleta de lixo eletrônico.
III. Introduzir, nos programas escolares, noções e conceitos associados às tecnologias que instrumentalizem o cidadão para fazer um julgamento crítico mais fundamentado sobre o descarte dos produtos da tecnologia.
É correto o que se afirma em
I, II e III.
II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
(ENADE) Nas escolas públicas de educação básica, é frequente que conteúdos, sobretudo do campo conceitual da Física, sejam indicados na Programação Curricular Anual (PCA) ou Proposta PedagógicoCurricular (PPC) da escola, mas que não sejam trabalhados no período letivo correspondente. Um dos argumentos mais recorrentes é “falta de tempo” para ensiná-los. Como essa situação é bastante comum, urge a necessidade de se discutir e de se especificar melhor as bases de uma PCA (ou PPC) que possa ser efetivamente orientadora de todo o desenvolvimento das aulas de Física, considerandose os aspectos mais relevantes da comunidade escolar. Com relação a essa questão, as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) orientam, em seu art. 5º, incisos VI e VII, para um processo de ensino-aprendizagem que considere: * A integração de conhecimentos gerais e, quando for o caso, técnico-profissionais realizada na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização; * A integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular. Considerando as orientações apontadas no texto acima e a necessidade da PCA (ou PPC) ser efetivamente um instrumento orientador do trabalho docente, avalie as afirmações a seguir.
I. O projeto Político-Pedagógico deve proporcionar subsídios ao professor para a elaboração de uma PCA (ou PPC) que reflita a realidade escolar e que seja realizável no âmbito do calendário escolar.
II. Uma forma adequada de enfrentar a situação apresentada é discutir a relevância dos conteúdos conceituais a serem ensinados a partir das tendências e indicações programáticas para a disciplina, principalmente, oriundas dos exames vestibulares e das avaliações externas.
III. Uma concepção que compreenda a construção do conhecimento científico como um processo infalível, que ocorre de forma linear, sem rupturas, cumulativa e, principalmente, embasada em descobertas experimentais, possibilita melhor integração entre educação escolar e o ensino das ciências.
É correto o que se afirma em
Abaixo do ponto de ebulição, a água só pode ser encontrada nos estados líquido e sólido.
(Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física- tópico mudança de fase) A evaporação pode acontecer a qualquer temperatura, e depende da área de interface do líquido com o ar.
A solidificação da água e entendida como a passagem da água do estado líquido para o sólido.
Quando o ponto de ebulição é alcançado, bolhas de vapor se formam no interior da água na fase líquida.
A vaporização (da água), entendida como a passagem da água do estado líquido para o gasoso, pode acontecer por evaporação e por ebulição.
(Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física- modificada- tópico dinâmica) A força normal é uma força de contato. Se duas superfícies não estão em contato, elas não podem exercer uma força normal uma sobre a outra. Por exemplo, as superfícies de uma mesa e de uma caixa não podem exercer forças normais uma na outra se elas não estiverem em contato. Contudo, quando duas superfícies estão em contato (por exemplo, uma caixa e uma mesa) elas exercem uma força normal uma na outra, perpendicular às superfícies de contato. Essa força normal será tão grande quanto necessário para evitar que as superfícies penetrem uma na outra.
Qual das declarações abaixo é a correta?
A força normal é a mesma coisa que o peso.
A força normal é diferente do peso, mas os dois podem ter a mesma intensidade em certos casos.
A força normal é diferente do peso, mas os dois formam um par ação-reação de acordo com a primeira lei de Newton.
A força normal é diferente do peso, mas os dois formam um par ação-reação de acordo com a segunda lei de Newton.
A força normal é diferente do peso, mas sempre possui a mesma intensidade.
(Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física- modificada- tópico gravitação) “Os astrofísicos americanos Barry Barish, Kip Thorne e Rainer Weiss venceram o Prêmio Nobel de Física de 2017 por seus estudos que contribuíram para a detecção das ondas gravitacionais - anunciou o júri da Academia Sueca. ” Essa notícia foi divulgada entusiasticamente no início do mês de outubro deste ano. Sobre ondas gravitacionais é correto afirmar que:
Unifica a força gravitacional com outras forças.
Prevista por Albert Einstein, são alterações no espaço-tempo que são percebidas instantaneamente em todo o Universo.
Prevista por Albert Einstein, são alterações no espaço-tempo que poderiam oferecer informações valiosas sobre a origem do Universo.
Assim como Newton afirmava, ondas gravitacionais se devem a variações na força atrativa entre dois corpos dotados de cargas elétricas.
Assim como Newton afirmava, ondas gravitacionais se devem a variações na força atrativa entre dois corpos dotados de massa.
Os conceitos físicos são criações livres do espírito humano; eles não são, como se poderia acreditar, determinados unicamente pelo mundo exterior. No esforço que fazemos para compreender o mundo, nós parecemos um pouco com uma pessoa que tenta compreender o mecanismo de um relógio completamente fechado: ela vê o mostrador e os ponteiros em movimento, ouve o tique-taque, mas não tem nenhum meio de abrir o relógio. Se ela for criativa, poderá construir uma imagem do mecanismo, considerando-o responsável por tudo o que ela observa; mas ela nunca estará segura de que sua imagem é a única capaz de explicar suas observações. Ela nunca estará em condições de comparar sua imagem com o mecanismo real e sequer poderá representar a possibilidade ou a significação de tal comparação. Assim o pesquisador também crê certamente que, à medida que seus conhecimentos aumentarão, sua imagem da realidade se tornará cada vez mais simples e explicará campos de impressões sensíveis sempre mais amplos. Ele poderá, assim, crer na existência de um limite ideal do conhecimento, que o espírito humano pode alcançar. Ele poderá chamar esse limite ideal de verdade objetiva.
(EINSTEIN, Albert. INFELD, Léopold. L’ évolution des idées en Physique. Trad. M. Solovine. Paris: Payot, 1978, p. 34-35)
Segundo o texto escrito no século XX, a partir de uma concepção contemporânea de ciência,
abordagens científicas mais amplas e mais simples dependem do grau de conhecimento do mundo.
na Física os conceitos formulados pelos cientistas são independentes dos fenômenos do mundo exterior.
verdade objetiva é fruto de uma investigação neutra, isenta de interpretações e estimativas.
os dados observados por um cientista são suficientes para se ter certeza na ciência.
a prática científica constrói imagens do mundo que devem ser rigorosamente idênticas à realidade.
(ENADE) No ensino de Física, as tecnologias de informação e comunicação (TICs) têm sido muito utilizadas com o intuito de promover a aprendizagem. Ao usar simulações computacionais, o estudante é colocado diante de situações e cenários que modelam um aspecto da realidade, permitindo modificar parâmetros, executar o modelo e observar resultados. Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. A utilização de simulações pelos alunos permite que eles levantem e testem hipóteses, explorando os limites dos modelos físicos.
II. O processo ensino-aprendizagem ganha novos contornos com a utilização das simulações, se elas forem incorporadas à atividade docente como uma estratégia didática.
III. A simulação pode dar significado a objetos abstratos, ou seja, torná-los reais, constituindo-se como recurso sem limitações, uma vez que é a representação real e completa de um fenômeno.
IV. A utilização das simulações como recurso didático cria expectativas no campo do ensino de Física, porque elas têm o potencial de transformar a escola atual, em razão do seu potencial de substituir as atividades de laboratório.
É correto apenas o que se afirma em
II e III.
III e IV.
I e II.
I.
IV
(ENADE) Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) têm apontado, em decorrência das exigências atuais da vida contemporânea, para a importância da inserção de elementos de História e Filosofia da Ciência nas aulas de Física do Ensino Médio. Segundo esse documento, a Física deve vir a ser reconhecida como um processo cuja construção ocorreu ao longo da história da humanidade, impregnado de contribuições culturais, econômicas e sociais, que vem resultando no desenvolvimento de diferentes tecnologias e, por sua vez, por elas sendo impulsionado. Com base nessas orientações, avalie as afirmações a seguir sobre uma programação curricular para o ensino de Física embasado na perspectiva de contextualização histórico-filosófica.
I. Essa programação deve propiciar aos estudantes o reconhecimento da Física como uma construção humana e o estabelecimento de suas relações com os contextos cultural, social, político e econômico de sua produção.
II. Essa programação deve orientar os professores a apresentarem o conhecimento físico estabelecido como fruto do trabalho de cientistas, elaborado a partir de observações e experimentações.
III. Essa programação deve possibilitar que os estudantes tenham uma melhor compreensão de aspectos como falibilidade dos cientistas e a construção do conhecimento físico, de forma não linear e não neutra.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
(ENADE) O lixo eletrônico é produzido pelos descartes de equipamentos ultrapassados (televisores, rádios e celulares com tecnologia analógica, por exemplo) ao serem substituídos por tecnologias digitais como televisores de plasma, de LCD (Liquid Crystal Display) ou de LED (Light Emitting Diode), mas também por smartphones, tablets ou celulares de modo geral. Para realizar uma prática educativa que desenvolva uma proposta onde a organização didáticocurricular possibilite uma articulação entre os sujeitos que adquirem esses produtos eletrônicos e as empresas responsáveis por produzi-los, deve-se considerar as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM). Em relação à prática educativa a ser desenvolvida, avalie as afirmações a seguir.
I. O embasamento teórico-metodológico da proposta deverá privilegiar o envolvimento dos sujeitos de forma crítica e participativa e com articulação entre eles e as empresas fabricantes dos produtos a serem descartados.
II. Um modo de socializar e difundir as informações e que pode auxiliar a ação educativa é o uso de blogs e redes sociais que promovam discussões, divulguem o problema, tragam informações pertinentes que levem à ação como, por exemplo, os locais de coleta de lixo eletrônico.
III. Introduzir, nos programas escolares, noções e conceitos associados às tecnologias que instrumentalizem o cidadão para fazer um julgamento crítico mais fundamentado sobre o descarte dos produtos da tecnologia.
É correto o que se afirma em
I, II e III.
II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
(ENADE) Nas escolas públicas de educação básica, é frequente que conteúdos, sobretudo do campo conceitual da Física, sejam indicados na Programação Curricular Anual (PCA) ou Proposta PedagógicoCurricular (PPC) da escola, mas que não sejam trabalhados no período letivo correspondente. Um dos argumentos mais recorrentes é “falta de tempo” para ensiná-los. Como essa situação é bastante comum, urge a necessidade de se discutir e de se especificar melhor as bases de uma PCA (ou PPC) que possa ser efetivamente orientadora de todo o desenvolvimento das aulas de Física, considerandose os aspectos mais relevantes da comunidade escolar. Com relação a essa questão, as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) orientam, em seu art. 5º, incisos VI e VII, para um processo de ensino-aprendizagem que considere: * A integração de conhecimentos gerais e, quando for o caso, técnico-profissionais realizada na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização; * A integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular. Considerando as orientações apontadas no texto acima e a necessidade da PCA (ou PPC) ser efetivamente um instrumento orientador do trabalho docente, avalie as afirmações a seguir.
I. O projeto Político-Pedagógico deve proporcionar subsídios ao professor para a elaboração de uma PCA (ou PPC) que reflita a realidade escolar e que seja realizável no âmbito do calendário escolar.
II. Uma forma adequada de enfrentar a situação apresentada é discutir a relevância dos conteúdos conceituais a serem ensinados a partir das tendências e indicações programáticas para a disciplina, principalmente, oriundas dos exames vestibulares e das avaliações externas.
III. Uma concepção que compreenda a construção do conhecimento científico como um processo infalível, que ocorre de forma linear, sem rupturas, cumulativa e, principalmente, embasada em descobertas experimentais, possibilita melhor integração entre educação escolar e o ensino das ciências.
É correto o que se afirma em
A força normal é a mesma coisa que o peso.
A força normal é diferente do peso, mas os dois podem ter a mesma intensidade em certos casos.
A força normal é diferente do peso, mas os dois formam um par ação-reação de acordo com a primeira lei de Newton.
A força normal é diferente do peso, mas os dois formam um par ação-reação de acordo com a segunda lei de Newton.
A força normal é diferente do peso, mas sempre possui a mesma intensidade.
(Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física- modificada- tópico gravitação) “Os astrofísicos americanos Barry Barish, Kip Thorne e Rainer Weiss venceram o Prêmio Nobel de Física de 2017 por seus estudos que contribuíram para a detecção das ondas gravitacionais - anunciou o júri da Academia Sueca. ” Essa notícia foi divulgada entusiasticamente no início do mês de outubro deste ano. Sobre ondas gravitacionais é correto afirmar que:
Unifica a força gravitacional com outras forças.
Prevista por Albert Einstein, são alterações no espaço-tempo que são percebidas instantaneamente em todo o Universo.
Prevista por Albert Einstein, são alterações no espaço-tempo que poderiam oferecer informações valiosas sobre a origem do Universo.
Assim como Newton afirmava, ondas gravitacionais se devem a variações na força atrativa entre dois corpos dotados de cargas elétricas.
Assim como Newton afirmava, ondas gravitacionais se devem a variações na força atrativa entre dois corpos dotados de massa.
Os conceitos físicos são criações livres do espírito humano; eles não são, como se poderia acreditar, determinados unicamente pelo mundo exterior. No esforço que fazemos para compreender o mundo, nós parecemos um pouco com uma pessoa que tenta compreender o mecanismo de um relógio completamente fechado: ela vê o mostrador e os ponteiros em movimento, ouve o tique-taque, mas não tem nenhum meio de abrir o relógio. Se ela for criativa, poderá construir uma imagem do mecanismo, considerando-o responsável por tudo o que ela observa; mas ela nunca estará segura de que sua imagem é a única capaz de explicar suas observações. Ela nunca estará em condições de comparar sua imagem com o mecanismo real e sequer poderá representar a possibilidade ou a significação de tal comparação. Assim o pesquisador também crê certamente que, à medida que seus conhecimentos aumentarão, sua imagem da realidade se tornará cada vez mais simples e explicará campos de impressões sensíveis sempre mais amplos. Ele poderá, assim, crer na existência de um limite ideal do conhecimento, que o espírito humano pode alcançar. Ele poderá chamar esse limite ideal de verdade objetiva.
(EINSTEIN, Albert. INFELD, Léopold. L’ évolution des idées en Physique. Trad. M. Solovine. Paris: Payot, 1978, p. 34-35)
Segundo o texto escrito no século XX, a partir de uma concepção contemporânea de ciência,
abordagens científicas mais amplas e mais simples dependem do grau de conhecimento do mundo.
na Física os conceitos formulados pelos cientistas são independentes dos fenômenos do mundo exterior.
verdade objetiva é fruto de uma investigação neutra, isenta de interpretações e estimativas.
os dados observados por um cientista são suficientes para se ter certeza na ciência.
a prática científica constrói imagens do mundo que devem ser rigorosamente idênticas à realidade.
(ENADE) No ensino de Física, as tecnologias de informação e comunicação (TICs) têm sido muito utilizadas com o intuito de promover a aprendizagem. Ao usar simulações computacionais, o estudante é colocado diante de situações e cenários que modelam um aspecto da realidade, permitindo modificar parâmetros, executar o modelo e observar resultados. Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. A utilização de simulações pelos alunos permite que eles levantem e testem hipóteses, explorando os limites dos modelos físicos.
II. O processo ensino-aprendizagem ganha novos contornos com a utilização das simulações, se elas forem incorporadas à atividade docente como uma estratégia didática.
III. A simulação pode dar significado a objetos abstratos, ou seja, torná-los reais, constituindo-se como recurso sem limitações, uma vez que é a representação real e completa de um fenômeno.
IV. A utilização das simulações como recurso didático cria expectativas no campo do ensino de Física, porque elas têm o potencial de transformar a escola atual, em razão do seu potencial de substituir as atividades de laboratório.
É correto apenas o que se afirma em
II e III.
III e IV.
I e II.
I.
IV
(ENADE) Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) têm apontado, em decorrência das exigências atuais da vida contemporânea, para a importância da inserção de elementos de História e Filosofia da Ciência nas aulas de Física do Ensino Médio. Segundo esse documento, a Física deve vir a ser reconhecida como um processo cuja construção ocorreu ao longo da história da humanidade, impregnado de contribuições culturais, econômicas e sociais, que vem resultando no desenvolvimento de diferentes tecnologias e, por sua vez, por elas sendo impulsionado. Com base nessas orientações, avalie as afirmações a seguir sobre uma programação curricular para o ensino de Física embasado na perspectiva de contextualização histórico-filosófica.
I. Essa programação deve propiciar aos estudantes o reconhecimento da Física como uma construção humana e o estabelecimento de suas relações com os contextos cultural, social, político e econômico de sua produção.
II. Essa programação deve orientar os professores a apresentarem o conhecimento físico estabelecido como fruto do trabalho de cientistas, elaborado a partir de observações e experimentações.
III. Essa programação deve possibilitar que os estudantes tenham uma melhor compreensão de aspectos como falibilidade dos cientistas e a construção do conhecimento físico, de forma não linear e não neutra.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
(ENADE) O lixo eletrônico é produzido pelos descartes de equipamentos ultrapassados (televisores, rádios e celulares com tecnologia analógica, por exemplo) ao serem substituídos por tecnologias digitais como televisores de plasma, de LCD (Liquid Crystal Display) ou de LED (Light Emitting Diode), mas também por smartphones, tablets ou celulares de modo geral. Para realizar uma prática educativa que desenvolva uma proposta onde a organização didáticocurricular possibilite uma articulação entre os sujeitos que adquirem esses produtos eletrônicos e as empresas responsáveis por produzi-los, deve-se considerar as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM). Em relação à prática educativa a ser desenvolvida, avalie as afirmações a seguir.
I. O embasamento teórico-metodológico da proposta deverá privilegiar o envolvimento dos sujeitos de forma crítica e participativa e com articulação entre eles e as empresas fabricantes dos produtos a serem descartados.
II. Um modo de socializar e difundir as informações e que pode auxiliar a ação educativa é o uso de blogs e redes sociais que promovam discussões, divulguem o problema, tragam informações pertinentes que levem à ação como, por exemplo, os locais de coleta de lixo eletrônico.
III. Introduzir, nos programas escolares, noções e conceitos associados às tecnologias que instrumentalizem o cidadão para fazer um julgamento crítico mais fundamentado sobre o descarte dos produtos da tecnologia.
É correto o que se afirma em
I, II e III.
II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
(ENADE) Nas escolas públicas de educação básica, é frequente que conteúdos, sobretudo do campo conceitual da Física, sejam indicados na Programação Curricular Anual (PCA) ou Proposta PedagógicoCurricular (PPC) da escola, mas que não sejam trabalhados no período letivo correspondente. Um dos argumentos mais recorrentes é “falta de tempo” para ensiná-los. Como essa situação é bastante comum, urge a necessidade de se discutir e de se especificar melhor as bases de uma PCA (ou PPC) que possa ser efetivamente orientadora de todo o desenvolvimento das aulas de Física, considerandose os aspectos mais relevantes da comunidade escolar. Com relação a essa questão, as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) orientam, em seu art. 5º, incisos VI e VII, para um processo de ensino-aprendizagem que considere: * A integração de conhecimentos gerais e, quando for o caso, técnico-profissionais realizada na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização; * A integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular. Considerando as orientações apontadas no texto acima e a necessidade da PCA (ou PPC) ser efetivamente um instrumento orientador do trabalho docente, avalie as afirmações a seguir.
I. O projeto Político-Pedagógico deve proporcionar subsídios ao professor para a elaboração de uma PCA (ou PPC) que reflita a realidade escolar e que seja realizável no âmbito do calendário escolar.
II. Uma forma adequada de enfrentar a situação apresentada é discutir a relevância dos conteúdos conceituais a serem ensinados a partir das tendências e indicações programáticas para a disciplina, principalmente, oriundas dos exames vestibulares e das avaliações externas.
III. Uma concepção que compreenda a construção do conhecimento científico como um processo infalível, que ocorre de forma linear, sem rupturas, cumulativa e, principalmente, embasada em descobertas experimentais, possibilita melhor integração entre educação escolar e o ensino das ciências.
É correto o que se afirma em
Unifica a força gravitacional com outras forças.
Prevista por Albert Einstein, são alterações no espaço-tempo que são percebidas instantaneamente em todo o Universo.
Prevista por Albert Einstein, são alterações no espaço-tempo que poderiam oferecer informações valiosas sobre a origem do Universo.
Assim como Newton afirmava, ondas gravitacionais se devem a variações na força atrativa entre dois corpos dotados de cargas elétricas.
Assim como Newton afirmava, ondas gravitacionais se devem a variações na força atrativa entre dois corpos dotados de massa.
Os conceitos físicos são criações livres do espírito humano; eles não são, como se poderia acreditar, determinados unicamente pelo mundo exterior. No esforço que fazemos para compreender o mundo, nós parecemos um pouco com uma pessoa que tenta compreender o mecanismo de um relógio completamente fechado: ela vê o mostrador e os ponteiros em movimento, ouve o tique-taque, mas não tem nenhum meio de abrir o relógio. Se ela for criativa, poderá construir uma imagem do mecanismo, considerando-o responsável por tudo o que ela observa; mas ela nunca estará segura de que sua imagem é a única capaz de explicar suas observações. Ela nunca estará em condições de comparar sua imagem com o mecanismo real e sequer poderá representar a possibilidade ou a significação de tal comparação. Assim o pesquisador também crê certamente que, à medida que seus conhecimentos aumentarão, sua imagem da realidade se tornará cada vez mais simples e explicará campos de impressões sensíveis sempre mais amplos. Ele poderá, assim, crer na existência de um limite ideal do conhecimento, que o espírito humano pode alcançar. Ele poderá chamar esse limite ideal de verdade objetiva.
(EINSTEIN, Albert. INFELD, Léopold. L’ évolution des idées en Physique. Trad. M. Solovine. Paris: Payot, 1978, p. 34-35)
Segundo o texto escrito no século XX, a partir de uma concepção contemporânea de ciência,
abordagens científicas mais amplas e mais simples dependem do grau de conhecimento do mundo.
na Física os conceitos formulados pelos cientistas são independentes dos fenômenos do mundo exterior.
verdade objetiva é fruto de uma investigação neutra, isenta de interpretações e estimativas.
os dados observados por um cientista são suficientes para se ter certeza na ciência.
a prática científica constrói imagens do mundo que devem ser rigorosamente idênticas à realidade.
(ENADE) No ensino de Física, as tecnologias de informação e comunicação (TICs) têm sido muito utilizadas com o intuito de promover a aprendizagem. Ao usar simulações computacionais, o estudante é colocado diante de situações e cenários que modelam um aspecto da realidade, permitindo modificar parâmetros, executar o modelo e observar resultados. Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. A utilização de simulações pelos alunos permite que eles levantem e testem hipóteses, explorando os limites dos modelos físicos.
II. O processo ensino-aprendizagem ganha novos contornos com a utilização das simulações, se elas forem incorporadas à atividade docente como uma estratégia didática.
III. A simulação pode dar significado a objetos abstratos, ou seja, torná-los reais, constituindo-se como recurso sem limitações, uma vez que é a representação real e completa de um fenômeno.
IV. A utilização das simulações como recurso didático cria expectativas no campo do ensino de Física, porque elas têm o potencial de transformar a escola atual, em razão do seu potencial de substituir as atividades de laboratório.
É correto apenas o que se afirma em
II e III.
III e IV.
I e II.
I.
IV
(ENADE) Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) têm apontado, em decorrência das exigências atuais da vida contemporânea, para a importância da inserção de elementos de História e Filosofia da Ciência nas aulas de Física do Ensino Médio. Segundo esse documento, a Física deve vir a ser reconhecida como um processo cuja construção ocorreu ao longo da história da humanidade, impregnado de contribuições culturais, econômicas e sociais, que vem resultando no desenvolvimento de diferentes tecnologias e, por sua vez, por elas sendo impulsionado. Com base nessas orientações, avalie as afirmações a seguir sobre uma programação curricular para o ensino de Física embasado na perspectiva de contextualização histórico-filosófica.
I. Essa programação deve propiciar aos estudantes o reconhecimento da Física como uma construção humana e o estabelecimento de suas relações com os contextos cultural, social, político e econômico de sua produção.
II. Essa programação deve orientar os professores a apresentarem o conhecimento físico estabelecido como fruto do trabalho de cientistas, elaborado a partir de observações e experimentações.
III. Essa programação deve possibilitar que os estudantes tenham uma melhor compreensão de aspectos como falibilidade dos cientistas e a construção do conhecimento físico, de forma não linear e não neutra.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
(ENADE) O lixo eletrônico é produzido pelos descartes de equipamentos ultrapassados (televisores, rádios e celulares com tecnologia analógica, por exemplo) ao serem substituídos por tecnologias digitais como televisores de plasma, de LCD (Liquid Crystal Display) ou de LED (Light Emitting Diode), mas também por smartphones, tablets ou celulares de modo geral. Para realizar uma prática educativa que desenvolva uma proposta onde a organização didáticocurricular possibilite uma articulação entre os sujeitos que adquirem esses produtos eletrônicos e as empresas responsáveis por produzi-los, deve-se considerar as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM). Em relação à prática educativa a ser desenvolvida, avalie as afirmações a seguir.
I. O embasamento teórico-metodológico da proposta deverá privilegiar o envolvimento dos sujeitos de forma crítica e participativa e com articulação entre eles e as empresas fabricantes dos produtos a serem descartados.
II. Um modo de socializar e difundir as informações e que pode auxiliar a ação educativa é o uso de blogs e redes sociais que promovam discussões, divulguem o problema, tragam informações pertinentes que levem à ação como, por exemplo, os locais de coleta de lixo eletrônico.
III. Introduzir, nos programas escolares, noções e conceitos associados às tecnologias que instrumentalizem o cidadão para fazer um julgamento crítico mais fundamentado sobre o descarte dos produtos da tecnologia.
É correto o que se afirma em
I, II e III.
II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
(ENADE) Nas escolas públicas de educação básica, é frequente que conteúdos, sobretudo do campo conceitual da Física, sejam indicados na Programação Curricular Anual (PCA) ou Proposta PedagógicoCurricular (PPC) da escola, mas que não sejam trabalhados no período letivo correspondente. Um dos argumentos mais recorrentes é “falta de tempo” para ensiná-los. Como essa situação é bastante comum, urge a necessidade de se discutir e de se especificar melhor as bases de uma PCA (ou PPC) que possa ser efetivamente orientadora de todo o desenvolvimento das aulas de Física, considerandose os aspectos mais relevantes da comunidade escolar. Com relação a essa questão, as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) orientam, em seu art. 5º, incisos VI e VII, para um processo de ensino-aprendizagem que considere: * A integração de conhecimentos gerais e, quando for o caso, técnico-profissionais realizada na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização; * A integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular. Considerando as orientações apontadas no texto acima e a necessidade da PCA (ou PPC) ser efetivamente um instrumento orientador do trabalho docente, avalie as afirmações a seguir.
I. O projeto Político-Pedagógico deve proporcionar subsídios ao professor para a elaboração de uma PCA (ou PPC) que reflita a realidade escolar e que seja realizável no âmbito do calendário escolar.
II. Uma forma adequada de enfrentar a situação apresentada é discutir a relevância dos conteúdos conceituais a serem ensinados a partir das tendências e indicações programáticas para a disciplina, principalmente, oriundas dos exames vestibulares e das avaliações externas.
III. Uma concepção que compreenda a construção do conhecimento científico como um processo infalível, que ocorre de forma linear, sem rupturas, cumulativa e, principalmente, embasada em descobertas experimentais, possibilita melhor integração entre educação escolar e o ensino das ciências.
É correto o que se afirma em
abordagens científicas mais amplas e mais simples dependem do grau de conhecimento do mundo.
na Física os conceitos formulados pelos cientistas são independentes dos fenômenos do mundo exterior.
verdade objetiva é fruto de uma investigação neutra, isenta de interpretações e estimativas.
os dados observados por um cientista são suficientes para se ter certeza na ciência.
a prática científica constrói imagens do mundo que devem ser rigorosamente idênticas à realidade.
(ENADE) No ensino de Física, as tecnologias de informação e comunicação (TICs) têm sido muito utilizadas com o intuito de promover a aprendizagem. Ao usar simulações computacionais, o estudante é colocado diante de situações e cenários que modelam um aspecto da realidade, permitindo modificar parâmetros, executar o modelo e observar resultados. Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. A utilização de simulações pelos alunos permite que eles levantem e testem hipóteses, explorando os limites dos modelos físicos.
II. O processo ensino-aprendizagem ganha novos contornos com a utilização das simulações, se elas forem incorporadas à atividade docente como uma estratégia didática.
III. A simulação pode dar significado a objetos abstratos, ou seja, torná-los reais, constituindo-se como recurso sem limitações, uma vez que é a representação real e completa de um fenômeno.
IV. A utilização das simulações como recurso didático cria expectativas no campo do ensino de Física, porque elas têm o potencial de transformar a escola atual, em razão do seu potencial de substituir as atividades de laboratório.
É correto apenas o que se afirma em
II e III.
III e IV.
I e II.
I.
IV
(ENADE) Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) têm apontado, em decorrência das exigências atuais da vida contemporânea, para a importância da inserção de elementos de História e Filosofia da Ciência nas aulas de Física do Ensino Médio. Segundo esse documento, a Física deve vir a ser reconhecida como um processo cuja construção ocorreu ao longo da história da humanidade, impregnado de contribuições culturais, econômicas e sociais, que vem resultando no desenvolvimento de diferentes tecnologias e, por sua vez, por elas sendo impulsionado. Com base nessas orientações, avalie as afirmações a seguir sobre uma programação curricular para o ensino de Física embasado na perspectiva de contextualização histórico-filosófica.
I. Essa programação deve propiciar aos estudantes o reconhecimento da Física como uma construção humana e o estabelecimento de suas relações com os contextos cultural, social, político e econômico de sua produção.
II. Essa programação deve orientar os professores a apresentarem o conhecimento físico estabelecido como fruto do trabalho de cientistas, elaborado a partir de observações e experimentações.
III. Essa programação deve possibilitar que os estudantes tenham uma melhor compreensão de aspectos como falibilidade dos cientistas e a construção do conhecimento físico, de forma não linear e não neutra.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
(ENADE) O lixo eletrônico é produzido pelos descartes de equipamentos ultrapassados (televisores, rádios e celulares com tecnologia analógica, por exemplo) ao serem substituídos por tecnologias digitais como televisores de plasma, de LCD (Liquid Crystal Display) ou de LED (Light Emitting Diode), mas também por smartphones, tablets ou celulares de modo geral. Para realizar uma prática educativa que desenvolva uma proposta onde a organização didáticocurricular possibilite uma articulação entre os sujeitos que adquirem esses produtos eletrônicos e as empresas responsáveis por produzi-los, deve-se considerar as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM). Em relação à prática educativa a ser desenvolvida, avalie as afirmações a seguir.
I. O embasamento teórico-metodológico da proposta deverá privilegiar o envolvimento dos sujeitos de forma crítica e participativa e com articulação entre eles e as empresas fabricantes dos produtos a serem descartados.
II. Um modo de socializar e difundir as informações e que pode auxiliar a ação educativa é o uso de blogs e redes sociais que promovam discussões, divulguem o problema, tragam informações pertinentes que levem à ação como, por exemplo, os locais de coleta de lixo eletrônico.
III. Introduzir, nos programas escolares, noções e conceitos associados às tecnologias que instrumentalizem o cidadão para fazer um julgamento crítico mais fundamentado sobre o descarte dos produtos da tecnologia.
É correto o que se afirma em
I, II e III.
II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
(ENADE) Nas escolas públicas de educação básica, é frequente que conteúdos, sobretudo do campo conceitual da Física, sejam indicados na Programação Curricular Anual (PCA) ou Proposta PedagógicoCurricular (PPC) da escola, mas que não sejam trabalhados no período letivo correspondente. Um dos argumentos mais recorrentes é “falta de tempo” para ensiná-los. Como essa situação é bastante comum, urge a necessidade de se discutir e de se especificar melhor as bases de uma PCA (ou PPC) que possa ser efetivamente orientadora de todo o desenvolvimento das aulas de Física, considerandose os aspectos mais relevantes da comunidade escolar. Com relação a essa questão, as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) orientam, em seu art. 5º, incisos VI e VII, para um processo de ensino-aprendizagem que considere: * A integração de conhecimentos gerais e, quando for o caso, técnico-profissionais realizada na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização; * A integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular. Considerando as orientações apontadas no texto acima e a necessidade da PCA (ou PPC) ser efetivamente um instrumento orientador do trabalho docente, avalie as afirmações a seguir.
I. O projeto Político-Pedagógico deve proporcionar subsídios ao professor para a elaboração de uma PCA (ou PPC) que reflita a realidade escolar e que seja realizável no âmbito do calendário escolar.
II. Uma forma adequada de enfrentar a situação apresentada é discutir a relevância dos conteúdos conceituais a serem ensinados a partir das tendências e indicações programáticas para a disciplina, principalmente, oriundas dos exames vestibulares e das avaliações externas.
III. Uma concepção que compreenda a construção do conhecimento científico como um processo infalível, que ocorre de forma linear, sem rupturas, cumulativa e, principalmente, embasada em descobertas experimentais, possibilita melhor integração entre educação escolar e o ensino das ciências.
É correto o que se afirma em
II e III.
III e IV.
I e II.
I.
IV
(ENADE) Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) têm apontado, em decorrência das exigências atuais da vida contemporânea, para a importância da inserção de elementos de História e Filosofia da Ciência nas aulas de Física do Ensino Médio. Segundo esse documento, a Física deve vir a ser reconhecida como um processo cuja construção ocorreu ao longo da história da humanidade, impregnado de contribuições culturais, econômicas e sociais, que vem resultando no desenvolvimento de diferentes tecnologias e, por sua vez, por elas sendo impulsionado. Com base nessas orientações, avalie as afirmações a seguir sobre uma programação curricular para o ensino de Física embasado na perspectiva de contextualização histórico-filosófica.
I. Essa programação deve propiciar aos estudantes o reconhecimento da Física como uma construção humana e o estabelecimento de suas relações com os contextos cultural, social, político e econômico de sua produção.
II. Essa programação deve orientar os professores a apresentarem o conhecimento físico estabelecido como fruto do trabalho de cientistas, elaborado a partir de observações e experimentações.
III. Essa programação deve possibilitar que os estudantes tenham uma melhor compreensão de aspectos como falibilidade dos cientistas e a construção do conhecimento físico, de forma não linear e não neutra.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
(ENADE) O lixo eletrônico é produzido pelos descartes de equipamentos ultrapassados (televisores, rádios e celulares com tecnologia analógica, por exemplo) ao serem substituídos por tecnologias digitais como televisores de plasma, de LCD (Liquid Crystal Display) ou de LED (Light Emitting Diode), mas também por smartphones, tablets ou celulares de modo geral. Para realizar uma prática educativa que desenvolva uma proposta onde a organização didáticocurricular possibilite uma articulação entre os sujeitos que adquirem esses produtos eletrônicos e as empresas responsáveis por produzi-los, deve-se considerar as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM). Em relação à prática educativa a ser desenvolvida, avalie as afirmações a seguir.
I. O embasamento teórico-metodológico da proposta deverá privilegiar o envolvimento dos sujeitos de forma crítica e participativa e com articulação entre eles e as empresas fabricantes dos produtos a serem descartados.
II. Um modo de socializar e difundir as informações e que pode auxiliar a ação educativa é o uso de blogs e redes sociais que promovam discussões, divulguem o problema, tragam informações pertinentes que levem à ação como, por exemplo, os locais de coleta de lixo eletrônico.
III. Introduzir, nos programas escolares, noções e conceitos associados às tecnologias que instrumentalizem o cidadão para fazer um julgamento crítico mais fundamentado sobre o descarte dos produtos da tecnologia.
É correto o que se afirma em
I, II e III.
II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
(ENADE) Nas escolas públicas de educação básica, é frequente que conteúdos, sobretudo do campo conceitual da Física, sejam indicados na Programação Curricular Anual (PCA) ou Proposta PedagógicoCurricular (PPC) da escola, mas que não sejam trabalhados no período letivo correspondente. Um dos argumentos mais recorrentes é “falta de tempo” para ensiná-los. Como essa situação é bastante comum, urge a necessidade de se discutir e de se especificar melhor as bases de uma PCA (ou PPC) que possa ser efetivamente orientadora de todo o desenvolvimento das aulas de Física, considerandose os aspectos mais relevantes da comunidade escolar. Com relação a essa questão, as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) orientam, em seu art. 5º, incisos VI e VII, para um processo de ensino-aprendizagem que considere: * A integração de conhecimentos gerais e, quando for o caso, técnico-profissionais realizada na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização; * A integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular. Considerando as orientações apontadas no texto acima e a necessidade da PCA (ou PPC) ser efetivamente um instrumento orientador do trabalho docente, avalie as afirmações a seguir.
I. O projeto Político-Pedagógico deve proporcionar subsídios ao professor para a elaboração de uma PCA (ou PPC) que reflita a realidade escolar e que seja realizável no âmbito do calendário escolar.
II. Uma forma adequada de enfrentar a situação apresentada é discutir a relevância dos conteúdos conceituais a serem ensinados a partir das tendências e indicações programáticas para a disciplina, principalmente, oriundas dos exames vestibulares e das avaliações externas.
III. Uma concepção que compreenda a construção do conhecimento científico como um processo infalível, que ocorre de forma linear, sem rupturas, cumulativa e, principalmente, embasada em descobertas experimentais, possibilita melhor integração entre educação escolar e o ensino das ciências.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
(ENADE) O lixo eletrônico é produzido pelos descartes de equipamentos ultrapassados (televisores, rádios e celulares com tecnologia analógica, por exemplo) ao serem substituídos por tecnologias digitais como televisores de plasma, de LCD (Liquid Crystal Display) ou de LED (Light Emitting Diode), mas também por smartphones, tablets ou celulares de modo geral. Para realizar uma prática educativa que desenvolva uma proposta onde a organização didáticocurricular possibilite uma articulação entre os sujeitos que adquirem esses produtos eletrônicos e as empresas responsáveis por produzi-los, deve-se considerar as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM). Em relação à prática educativa a ser desenvolvida, avalie as afirmações a seguir.
I. O embasamento teórico-metodológico da proposta deverá privilegiar o envolvimento dos sujeitos de forma crítica e participativa e com articulação entre eles e as empresas fabricantes dos produtos a serem descartados.
II. Um modo de socializar e difundir as informações e que pode auxiliar a ação educativa é o uso de blogs e redes sociais que promovam discussões, divulguem o problema, tragam informações pertinentes que levem à ação como, por exemplo, os locais de coleta de lixo eletrônico.
III. Introduzir, nos programas escolares, noções e conceitos associados às tecnologias que instrumentalizem o cidadão para fazer um julgamento crítico mais fundamentado sobre o descarte dos produtos da tecnologia.
É correto o que se afirma em
I, II e III.
II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
(ENADE) Nas escolas públicas de educação básica, é frequente que conteúdos, sobretudo do campo conceitual da Física, sejam indicados na Programação Curricular Anual (PCA) ou Proposta PedagógicoCurricular (PPC) da escola, mas que não sejam trabalhados no período letivo correspondente. Um dos argumentos mais recorrentes é “falta de tempo” para ensiná-los. Como essa situação é bastante comum, urge a necessidade de se discutir e de se especificar melhor as bases de uma PCA (ou PPC) que possa ser efetivamente orientadora de todo o desenvolvimento das aulas de Física, considerandose os aspectos mais relevantes da comunidade escolar. Com relação a essa questão, as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) orientam, em seu art. 5º, incisos VI e VII, para um processo de ensino-aprendizagem que considere: * A integração de conhecimentos gerais e, quando for o caso, técnico-profissionais realizada na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização; * A integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular. Considerando as orientações apontadas no texto acima e a necessidade da PCA (ou PPC) ser efetivamente um instrumento orientador do trabalho docente, avalie as afirmações a seguir.
I. O projeto Político-Pedagógico deve proporcionar subsídios ao professor para a elaboração de uma PCA (ou PPC) que reflita a realidade escolar e que seja realizável no âmbito do calendário escolar.
II. Uma forma adequada de enfrentar a situação apresentada é discutir a relevância dos conteúdos conceituais a serem ensinados a partir das tendências e indicações programáticas para a disciplina, principalmente, oriundas dos exames vestibulares e das avaliações externas.
III. Uma concepção que compreenda a construção do conhecimento científico como um processo infalível, que ocorre de forma linear, sem rupturas, cumulativa e, principalmente, embasada em descobertas experimentais, possibilita melhor integração entre educação escolar e o ensino das ciências.
É correto o que se afirma em
I, II e III.
II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.